segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Xii, coçou !

 

Bom gatas, eu estou aqui pra falar de um problema que, assim como aflige a mim, deve afligir centenas de viciadas, loucas, desesperadas por esmaltes como eu: a alergia !

Pois é, a alergia, ou dermatite por contato (nome correto, hehe) a esmaltes, é muito mais comum do que a gente imagina e pode aparecer em qualquer época da vida, ui, #drama. Mas sim, isso é sério ! Eu mesma não tinha até 7 meses atrás.

hipo_coloramahipo_impala

Foi quando comecei a sentir coceira no rosto e pescoço, meus olhos e lábios escamando, rosto todo esbranquiçado de ressecamento e EU, passando hidratantes faciais loucamente achando que de repente as marcas dos 26 anos tinham resolvido aparecer, hahaha #aloka !!

Depois que fui ao dermato e identifiquei o problema, fui tentar solucioná-lo, né ?

Descobri que a dermatite a esmalte pode se dar por várias substâncias, sendo as mais comuns tolueno (solvente barato utilizado na maioria dos esmaltes), formaldeído (resina que ajuda na fixação), mica (usada em esmaltes cintilantes) e nitrocelulose (ligada à pigmentação).

Pois é, agora, as soluções: graças ao Papai do céu temos hoje inúmeras linhas de esmaltes hipoalergênicos, que SIM, são mais caros, mas pelo menos estão ali para suprir nossas necessidades (vide fotos). Devido à ausência do formaldeído, eles têm fixação inferior, e também apresentam uma gama muito menor de cores. Mas isso está melhorando muiiitoo e, inclusive, comemorem, a Colorama é inteira hipoalergênica ! É ou não é ótimo saber disso ? Além disso, as mais corajosas podem se jogar sem medo nos importados, que são totalmente livres dessas substâncias ! eeeee \o/

hipo_risque

Pronto, problema acabado. Será ?

E para aquelas que, assim como eu, são alérgicas à nitrocelulose ? Ele está presente em todas as fórmulas e não há o que substitua, #comofas ?

hipo_argento

Beeem meninas, o grau de alergia varia de pessoa para pessoa, no meu digníssimo caso, dá pra ficar de unhas pintadas por um fds inteiro, se for com cuidado ! Viver sem pintar as unhas, eu, dona de uma coleção adorável de 150 esmaltes em crescimento, não ia conseguir. O que eu faço ? Não faço ! Pois ééé.. tem que ser feito por outra pessoa, pra começar, assim já se evita respirar as substâncias do esmalte ;} Depois eu só uso base e extra brilho hipoalergênicos. Isso evita um contato direto da fórmula mais forte na pele, não resolve, mas ameniza. E uso a pomada indicada pelo meu médico o tempo todo nas cutículas, rosto e pescoço (ainda bem que ela não mela). Fazendo todo esse ritual, chego ao domingo a noite sem apresentar nenhum sintoma. Yeahhh, #adoro ! Mas durante a semana, deixo minhas unhas limpas e bem hidratadas, para não abusar da sorte, néam ?

Para quem não consegue ficar sem pintar, segue a dica para poder continuar com esse vício delicioso sem ficar com o rosto parecendo uma cobra, hahaha.

A única coisa que não vou falar é o nome da pomada, porque, CLARO que eu faço isso com o acompanhamento do meu dermato e não quero ficar dando sugestões erradas pra ninguém !

Portanto gatz, antes de qualquer coisa, procurem um médico e identifiquem exatamente o problema, então depois, se joguem nas maravilhas do mundo esmaltístico ! #ficaadica ;*

 

Thais Miranda                                                                          @thagMiranda

6 comentários:

  1. Eu estava com esse problema. A minha alergia era do esmalte e da pasta de dente. Agora eu pergunto .. Como ficaria sem escovar os dentes ?

    Fiquei seis meses longe do esmalte como a dermato mandou, usei uma pomada, e hoje posso usar esmaltes normalmente por que desapareceu a alergia .. mas é claro que demorou mto e incomodou mto.

    Mas acho que valeu a apena.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaís,

    Você sabia que o toluol presente nos esmaltes é o mesmo das colas de contato (cola de sapateiro)?

    Por isso, ao comprar esmaltes de unhas ou colas de contato, o melhor é optar por produtos de última geração, livres de toluol, substância que pode causar danos ao sistema nervoso central.

    Nos esmaltes, o toluol aparece em concentrações baixas e por isso o efeito máximo é alérgico. No entanto, na cola de contato (cola de sapateiro), que cola diversos tipos de materiais como sapato, madeira e metal, ele pode representar um perigo muito maior.

    O jornal Oeste Notícias (SP) publicou matéria sobre o assunto. Veja o que fala o texto: http://migre.me/2dnyd

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu tb tenho alergia a esmalte!!!
    no meu caso nem posso usar qualquer hipoalergÊnico...testei todos inclusive os da impala e mesmo usando pomada antes,era passar duas horas com o esmalte p ficar c olho de sapo cururu!! kkkkkkkk
    O único que posso usar é da marca Argento,que não tem variedade de cores¬¬
    Tomara q um dia melhore!!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oieee...sou mais uma com alergia ao esmalte...buááá...e infelizmente igual a sua Thais... a danada nitrocelulose...kkk
    descobri ontem... e pesquisando sobre encontrei esse site....q até em ajudou a tomar algumas decisões..Obrigadaaa!!! bjinhOsS!

    ResponderExcluir